São Paulo, SP

Instituto Anchieta Grajaú

O Instituto Anchieta Grajaú, tem o objetivo de promover a inclusão e transformação de famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a ONG

A Organização INSTITUTO ANCHIETA GRAJAÚ - IAG, foi fundada e constituída em 28 de maio de 1994.

Tudo começou há 25 anos, a partir do sonho de um grupo de amigos que percebiam como a periferia ficava à margem do acesso à moradia, à educação e as artes. Em reuniões continuadas mobilizaram pessoas que acreditaram na causa, que em confiança, concederam, por três anos, a área atual do Anchieta. Após esse período, comprovada a efetividade e seriedade da iniciativa com a comunidade, consumou-se a doação do terreno.

O Instituto Anchieta atua com famílias em situação de vulnerabilidade social, com infraestrutura de educação, desenvolvimento, meio ambiente, profissionalização, contribuindo para o acesso a manifestações variadas da cultura.

Suas atividades são realizadas através de projetos e programas cujos recursos são garantidos, em grande parte, através de convênios firmados com o poder público, porém, vem estrategicamente buscando maior apoio da sociedade civil.

Atualmente conta com mais de 80 profissionais capacitados, em equipes que desenvolvem atividades socioeducativas, lúdicas, de arte e cultura, de esporte e de preservação ambiental por meio de oficinas de geração de trabalho, renda e convivência, mediação de leitura, contação de histórias, teatro, dança, percussão, estêncil, grafite, artesanato, artes visuais e multimeios, inclusão digital, capoeira, atividades esportivas, horticultura, paisagismo, compostagem e reciclagem. Dentre os nosso serviços temos:

O Centro de Educação Infantil (CEI)

O Centro de Educação Infantil (CEI) Projeto Anchieta, desenvolve um trabalho com base no patrimônio material e imaterial da cultura brasileira, nos conhecimentos do saber popular presentes na comunidade local, bem como no de processos criativos. A arte-educação, a Cultura da Infância (brinquedos, brincadeiras, cantigas e desenhos), a prática de mutirão e a problematização a partir de temas geradores, compõem a nossa pedagogia.

Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Arte e Educação

O Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Arte e Educação, com atividades na área de Educação Complementar, Social e Cultural, desenvolvem atividades que contemplam os seguintes eixos: arte e cultura, práticas esportivas e conscientização ambiental.

O Centro da Juventude (CJ)

O Centro da Juventude (CJ) é fundamentado em atividades que contemplam três eixos: convivência social, participação cidadã e mundo do trabalho.

Os Serviços de Assistência Social à Família – (SASF II e III)

Focado no Desenvolvimento Comunitário promovem um trabalho de inclusão social por meio do acesso das famílias e comunidades a serviços existentes através de busca ativa, visitas domiciliares, atendimentos (individual e familiar), estudo social e encaminhamentos, como também atividades de cunho socioeducativo por meio de reuniões socioeducativas, palestras, oficinas, grupos lúdicos e de convivência.