avatar
Osasco, SP

Instituto ADIANTE

Somos uma ONG que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos com autismo.

Sobre a organização

A Associação de Incentivo ao Núcleo de Trabalhos Especiais (ADIANTE) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1987, por pais de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TGD/TEA). O ponto de partida da instituição foi a criação de um núcleo de atendimento composto por uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, pedagogas, fonoaudiólogas e professores de educação física com o objetivo de proporcionar aos seus filhos um atendimento especializado.

Durante os oito primeiros anos o atendimento foi realizado de forma precária em imóveis residenciais alugados, adaptados para o atendimento.

Em 1993 a ADIANTE recebeu a concessão em comodato de um terreno da Prefeitura de Osasco e, com muito sacrifício e recursos angariados pelos associados, foi construído o embrião do núcleo de atendimento.

Esse núcleo inicial tem passado por algumas reformas para melhoria e adequação e vem há 30 anos, atendendo pessoas com TGD/TEA, por meio de programas que contemplam atendimentos em grupos e individualizados. O atendimento visa o desenvolvimento de seus usuários, em especial no que diz respeito à comunicação, socialização, cognição, educação/aprendizagem, independência e autonomia.

O Serviço prevê o atendimento à pessoas com TGD/TEA e suas famílias, que não têm autonomia e dependem de outras pessoas para seus cuidados.

• As atividades serão realizadas por uma equipe multiprofissional, e de atuação interdisciplinar, sob distintas metodologias de escuta e expressão das relações (reuniões, leituras, vídeos, música, grupos focais, atenção individualizada, atividades em oficinas diversificadas como: culinária, artes, esporte e lazer, dentre outras).

• As atividades serão realizadas por meio de grupos dinâmicos de convivência que promovam a construção da autonomia dos usuários, considerando a importância de se constituir dinâmicas de cooperação e troca de vivências entre os grupos de usuários.

• Os grupos serão integrados por pessoas com deficiências diversas, em situação de dependência e sociabilidade distintas e/ou vivendo em condições de vulnerabilidade e risco por violação de direitos diferenciadas.

• As rotinas de cuidados serão estabelecidas de modo a favorecer o alcance dos objetivos do Serviço. A oferta de cuidados está relacionada a duas dimensões: cuidados básicos essenciais para a vida diária e instrumentais de autonomia e participação a partir de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas sob diferentes formas e metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas no grupo.

• As interações nos atendimentos particularizados ou em grupo se darão à partir de pontos-chave que promovam a confiança, a autoestima, a motivação e o incentivo da participação do usuário.

• Na mesma perspectiva, a abordagem com o usuário terá como base uma filosofia centrada na pessoa, que se apoia na convicção de que há potencial de desenvolvimento e autonomia em todos os indivíduos.