Instituto A Cidade Precisa de Você

O Instituto tem como foco os espaços públicos urbanos, articulando vários atores de territórios para promover a melhoria da qualidade de vida na cidade.

  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 1

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Pessoas fazem lugares.

O Instituto tem como foco os espaços públicos urbanos. A articulação entre vários atores de territórios da cidade, como comunidade local, movimentos civis organizados, terceiro setor, empresas e poder público tem como objetivo promover a auto-regulação e responsabilidade cívica sobre o uso, cuidados e gestão do espaço público, através de processos de formação que permitam aos cidadãos contribuir com as ações propositivas e positivas, que gerem a integração social e a construção de respeito pelos outros, melhorando assim a qualidade de vida da cidade.

Isso se dará impulsionando as relações entre todas as partes interessadas de diversos setores da cidade em relação ao espaço público, enfatizando a responsabilidade dos cidadãos, incentivando intervenções abrangentes no espaço público em coordenação com outras entidades e/ou setores para resolver situações problemáticas ou insatisfatórias.

Outro objetivo do Instituto é o de promover o intercâmbio de iniciativas relacionadas aos espaços públicos urbanos das cidades do Brasil com outras cidades do mundo, contribuindo para agenda internacional dos espaços públicos, especialmente no Brasil e na América Latina.

O Instituto, sem fins lucrativos, visa atuar para a melhoria da cidade, reunindo pessoas interessadas em promover a educação para o exercício da cidadania e a ativação de espaços públicos e espaços de intenção comum, para o que se propõe:

- discutir a cidade por meio de rodas de conversa, palestras, seminários, workshops, mostras

- incubar projetos sociais alinhados com sua finalidade

- articular, realizar e fomentar atividades de natureza social, educacional e cultural em espaços públicos

- desenvolver e executar projetos relacionados ao mobiliário urbano com um laboratório de pesquisa e execução de mobiliário urbano

Participe!