INATOS

Organização que atua no Morro dos Macacos e adjacências, através de projetos para crianças, adolescentes e familiares: Creche, Ap. escolar, cultural e Aprendiz

O Instituto Nacional de Assistência, Trabalho, Oportunidades e Saúde -
INATOS, fundado em 19 de julho de 1983 é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades educacionais e de saúde com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social dentro e fora do Município do Rio de Janeiro, atualmente desenvolve 3 programas: Sócio Infantil, com a Creche Patinho
Feliz, Sociocultural, com o Centro Cultural da Criança e Qualificação Profissional, com Adolescente e Jovem Aprendiz.

Antes de sua fundação, surgiu a necessidade de um grupo de mães da comunidade do Morro dos Macacos de solucionar o problema de assistência de seus filhos menores, que não tinham com quem ficar durante o período de trabalho da família. Essas crianças após saírem da creche, frequentavam as escolas municipais do bairro em tempo parcial.

Em 1983, com a legalização da organização, criou-se o Projeto Apoio Escolar, por iniciativa de um grupo da comunidade, visando oferecer atividades às crianças de 7 a 14 anos. Após, em 1990,  houve a criação do Núcleo de Educação Para o Adolescente e, em 1994, o Núcleo de Educação Ambiental, e o programa de informática.

 Em parceria com o CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular), no ano de 2006, criou o Centro Cultural da Criança (CCCRIA) destinado ao atendimento de crianças, dos 4 aos 10 anos. Esse espaço se constitui no castelo das crianças cidadãs e realiza oficinas culturais que contribuem para o desenvolvimento do protagonismo infantil e, atualmente, por falta de recursos, atua apenas com apoio escolar e algumas ações culturais. A partir de 2008, os projetos de apoio escolar agregaram novos parceiros.

O programa de qualificação profissional desde 2008 realizou projetos com resultados importantes de inserção ao mercado de trabalho como Vencer, tendo como parceiros o BID-FUMIN, ICA, Dynamo e Nike Foundation. Hoje em dia, realizamos o projeto Adolescente Aprendiz com a Caixa Econômica Federal e a Central de Oportunidades, no Rio, Grande Rio e Região Serrana, e Jovem Aprendiz com a COMLURB. De maio à outubro de 2016 retomou a parceria com o ICA para a realização do programa VENCER, com apoio financeiro da ESPN. 

Além do apoio empresarial, o carinho e atenção destinados à comunidade é imprescindível para a realização e permanência do projeto, há 35 anos.

Endereço

Rua Visconde de Santa Isabel, Rio de Janeiro, RJ, Brasil - Complemento: 174

Vagas da ONG

por INATOSCoach solidário

Queremos um profissional de coaching que venha potencializar o que a nossa juventude tem de melhor. Se você é essa pessoa: venha fazer parte da nossa equipe!!

15 inscritos
Rio de Janeiro, RJ, R. Visc. de Santa Isabel, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Recorrente

Vaga encerrada

por INATOSProfessor de Xadrez

Queremos um professor de xadrez que ensine esse jogo fantástico para os jovens. Se você é essa pessoa, venha contribuir com a gente!

4 inscritos
Rio de Janeiro, RJ, R. Visc. de Santa Isabel, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Recorrente

Vaga encerrada

por INATOSProfessor de Artes

Queremos um voluntário que ame artes e passe essa paixão para os jovens. Se você é essa pessoa, estamos esperando por você!

1 inscritos
Rio de Janeiro, RJ, R. Visc. de Santa Isabel, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Recorrente

Vaga encerrada

por INATOSSábio Professor do Meio Ambiente

Queremos alguém que possa dar aula para os jovens com muito entusiasmo para falar sobre assuntos relacionados com o meio ambiente!

8 inscritos
Rio de Janeiro, RJ, R. Visc. de Santa Isabel, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Recorrente

Vaga encerrada

por INATOSAdmirável Pedagogo

Precisamos de um pedagogo para nos ajudar a inovar e deixar nossas aulas mais atraentes. Se você é um pedagogo, não deixe de se juntar ao nosso time!

3 inscritos
Rio de Janeiro, RJ, R. Visc. de Santa Isabel, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Recorrente

Vaga encerrada

por INATOSAdministrador Criativo

Nossa instituição quer fazer uma oficina bem atrativa com o foco em administração para os nossos jovens aprendizes. Por isso, precisamos muito de sua ajuda!!!

17 inscritos
Rio de Janeiro, RJ, R. Visc. de Santa Isabel, 174 - Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ, 20560-120, Brasil