Grupo Nós do Morro

O Grupo Nós do Morro tem como missão dar acesso a arte e cultura a todos que não tem, através de oficinas de formação artística.

placeRio de Janeiro, RJ
  • 5

    VAGAS CRIADAS
  • 50

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Localizado na Comunidade do Vidigal, o Grupo Nós do Morro é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1986, com objetivo de proporcionar o acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos. O projeto oferece atividades e cursos nas áreas de teatro (atores e técnicos) e cinema (roteiristas, diretores e técnicos). Desde 2010 é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).Faz parte do Mapa da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Possui parceiros no Brasil e Exterior. Já recebeu mais de 50 premiações, para a instituição, espetáculos, filmes e artistas do grupo, das quais destacam-se a Menção Honrosa da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Prêmio Shell de Teatro, o Prêmio Orgulho Carioca, concedido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Ordem do Mérito Cultural concedida pelo Ministério da Cultura. Seu idealizador e fundador Guti Fraga, pelo trabalho desenvolvido em três décadas à frente do grupo, recebeu o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, maior honraria da cidade do Rio de Janeiro.
Transformar a vida através da arte requer mais do que aulas técnicas e teóricas. Por isso, além das oficinas de formação artística em interpretação, técnica vocal, canto, expressão corporal, técnica circense e instrumentos percussivos – que ocupam de 3 a 20 horas semanais de cada integrante de acordo com a faixa etária e histórico de aprendizado (iniciante, nível médio e nível avançado) –, o Grupo, através da política de multiplicação de saberes – que prepara seus integrantes para transmitirem em outras praças a metodologia de aprendizado apreendida –, também ensina noções de ética, cidadania e educação, pontos muito importantes na formação de qualquer ser humano e imprescindíveis ao desenvolvimento de um artista-cidadão. A metodologia é democrática e parte do diálogo: todas as ações do Grupo são discutidas entre diretores, professores e alunos e, de seis em seis meses, as metas e objetivos são analisados de forma coletiva e individual, possibilitando, além do autoconhecimento, um cotidiano em que todos trabalham em função da arte, e não de si próprio. Em contexto mais amplo, os alunos aprendem que, na arte, assim como na vida, a ação coletiva é fundamental para o desenvolvimento individual; é preciso trabalhar em função de um objetivo comum e não de si próprio. Assim, o potencial criativo de cada um é desenvolvido ao mesmo tempo em que o respeito pela alteridade.
Hoje o Nós do Morro atende 120 alunos. Todas as atividades do Grupo Nós do Morro são oferecidas de forma inteiramente gratuita para alunos a partir dos sete anos de idade, qualquer pessoa pode se inscrever, mas as vagas destinam-se, prioritariamente à população de baixa renda, cujo foco primeiro é o morro do Vidigal – comunidade na qual o Grupo é sediado.


Endereço

R. Dr. Olinto de Magalhães - Vidigal, Rio de Janeiro - RJ, 22450-250, Brasil - 54

Voluntários

50 voluntários