Grupo de Estudos e Conscientização Ambie

GECA - Grupo de estudos e conscientização ambiental é uma ONG com foco na educação ambiental com 35 anos de experiência, desenvolve ´pesquisa e ações ecológicas

  • Emailatendimento@geca.eco.br

O GECA – Grupo de Estudos e Conscientização Ambiental, nasceu na necessidade de aplicar ações ambientais dentro da cidade de Taubaté. Fundado em janeiro de 1983, mas foi só em fevereiro de 1987 que foi registrado legalmente nos órgãos competente e recebendo seu registro oficial.
Antes da formalização, o GECA foi responsável por grandes atividades e iniciativas nos tratos do meio ambiente, consolidando assim seu papel na sociedade, uma das poucas organizações não governamentais pioneira no assunto.
Nos meses de abril e maio de 1983 o GECA realizou com grande sucesso, um seminário sobre “Introdução à Teoria e Prática do Controle de Qualidade Ambiental no Brasil”. Foram realizadas sete sessões de exposição e debates, com autoridades do campo ecológico como o geógrafo Azziz Ab Saber, então presidente do CONDEPHAT (conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e mais tarde presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências) , José Pedro de Oliveira Costa, Secretário do Meio Ambiente do Governo Montoro, Fábio Magalhães, na época presidente do MASP (museu de Artes de São Paulo), e outros. A audiência média nas palestras foi em torno de 100 pessoas.
Uma Ampla ação foi desenvolvida nos municípios da região do Vale do Paraíba, visando a criação de grupos ecológicos semelhantes ao GECA. Foram organizados reuniões e encontros em diversos municípios como: Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga entre outros. Os GECAs de Campos do Jordão (GECA-Holos), de Pindamonhangaba e de Tremembé (GECA – Paturi) foram fundados naquela época, com o apoio decisivo do GECA Taubaté.
Ainda em junho de 1983, o GECA organizou a I Festa Ecológica de Taubaté, no parque Dr. Barbosa de Oliveira (jardim da Estação). O sucesso da festa, que ocupou o parque desde as primeiras horas da manhã até a noite, superou amplamente as expectativas dos seus organizadores.
Em 1985, o GECA organizou um encontro regional em Pindamonhangaba com apoio de outros grupos ecológicos da região, visando a criação de uma entidade regional para o Vale do Paraíba. Nesta ocasião, com a participação de diversos deputados estaduais (Geraldo Alckimin, Ary Kara José, Fábio Feldmam, Walter Lazarini), criou-se a AMAR – Vale do Paraíba, Associação de Movimentos Ambientalistas da Região do Vale do Paraíba. Esta associação infelizmente, por falta de condições materiais não teve continuidade.

Vagas da ONG

Design Gráfico

Procuramos voluntárias(os) para cria projetos de comunicação visual e novos modos de comunicação da ONG como logotipos e formatar nosso material visual.

Designer

Precisamos recriar a imagem da ONG com a criação de um site novo e atrativo, que leve até os interessados as nossas mensagens sobre o meio ambiente.