Rio de Janeiro, RJ

Flor Generosa

Recolhemos flores de festas de casamento, reaproveitamos na confecção de pequenos buquês que ofertamos aos idosos de casas de repouso.

Sobre a ONG

O projeto foi criado devido minha preocupação com a causa das pessoas idosas. Percebi que existem inúmeras instituições preocupadas com crianças e jovens, mas os idosos são invisíveis.
O projeto não tem recursos próprios e tudo é feito com muito amor pelos atuais 164 voluntários distribuídos em quatro atribuições: Motorista Noturno (02:00-03:00h) no recolhimento das flores após as festas, como Artesão (de 09:00 às 12:00h) para efetuar a seleção das flores e a confecção dos buquês e como às 13h como Motorista de Entrega. Os Fotógrafos registram as imagens e se possível a produção de vídeo.

A ação acontece dois domingos por mês na Tijuca no play do meu prédio com a autorização muito generosa dos vizinhos. Após o contato com os decoradores e a autorização da instituição os voluntários são informados pelo grupo num aplicativo para saber quem poderá participar.

Já visitamos mais de 160 Instituições, já entregamos mais de 114.053 buquês (todos os eventos são registrados com fotos) e há programado muito mais. O projeto é verdadeiramente viável e adequado. Proporciona uma sensação muito boa: de ser útil, de fazer o outro feliz! Cada um doa algumas horas do seu tempo para fazer muitas pessoas felizes. O trabalho é lindo, os residentes ficam muito felizes, não só com as flores, mas com a presença alegre de cada voluntário e em contrapartida recebe-se muito mais do que se leva! Os voluntários são realmente muito generosos e colaboram em tudo que podem!

Além de recolher de festas e aproveitar quantidades enormes de flores que seriam jogadas no lixo o projeto FLOR GENEROSA atua harmoniosamente com o meio ambiente por meio da logística reversa na conscientização da responsabilidade. Possibilitando o retorno de insumos produzidos na seleção das flores (folhas, galhos e flores já deterioradas) evitando que eles possam receber destinos incertos (solo, rios, mares, florestas, etc.) repassando-os à ONG ORGANICIDADE que, após nossas atividades, aproveita os resíduos em suas atividades de compostagem, dando um desfecho mais adequado para os mesmos.