avatar
Rio de Janeiro, RJ

Flor Generosa

Recolhemos flores de festas de casamento, reaproveitamos na confecção de pequenos buquês que ofertamos aos idosos de casas de repouso.

Sobre a organização

O projeto foi criado devido minha preocupação com a causa das pessoas idosas. Percebi que existem inúmeras instituições preocupadas com crianças, jovens, animais etc mas os idosos são invisíveis.
O projeto não tem recursos próprios e tudo é feito com muito amor pelos atuais 164 voluntários distribuídos em quatro atribuições: Motorista Noturno (02:00-03:00h) no recolhimento das flores após as festas, como Artesão (de 08:00 às 12:00h) para efetuar a seleção das flores e a confecção dos buquês e como às 13:00h como Motorista de Entrega. Os Fotógrafos registram as imagens e se possível a produção de vídeo.

A ação acontece dois domingos por mês no auditório do 6o BPMERJ na Rua Barão de Mesquita 625 na Tijuca. Após o contato com os decoradores e a autorização das instituições os voluntários preenchem formulário no respectivo link com informações sobre o evento no grupo do aplicativo para saber quem poderá participar.

Já visitamos mais de 180 ILPIs (nova nomenclatura dos asilos ), já entregamos 16.399 buquês (todos os eventos são registrados com fotos) e há programado muito mais. O projeto é verdadeiramente viável e adequado. Proporciona uma sensação muito boa: de ser útil, de fazer o outro feliz! Cada um doa algumas horas do seu tempo para fazer muitas pessoas felizes. O trabalho é lindo, os residentes ficam muito felizes, não só com as flores, mas com a presença alegre de cada voluntário e em contrapartida recebe-se muito mais do que se leva! Os voluntários são realmente muito generosos e colaboram em tudo que podem!

Além de recolher de festas e aproveitar quantidades enormes de flores que seriam jogadas no lixo o projeto FLOR GENEROSA atua harmoniosamente com o meio ambiente por meio da logística reversa na conscientização da responsabilidade. Possibilitando o retorno de insumos produzidos na seleção das flores (folhas, galhos e flores já deterioradas) evitando que eles possam receber destinos incertos (solo, rios, mares, florestas, etc.) repassando-os à ONG ORGANICIDADE que, após nossas atividades, aproveita os resíduos em suas atividades de compostagem, dando um desfecho mais adequado aos mesmos.