avatar
São Paulo, SP

Escola Municipal Amorim Lima

A Amorim Lima é considerada uma das escolas públicas mais inovadoras do Brasil. Com metodologia inspirada na Escola da Ponte, os estudantes na Amorim têm asas!

Sobre a organização

A EMEF Amorim Lima – localizada na cidade de São Paulo, na Vila Indiana – começou seu processo de transformação devido a problemas corriqueiros em muitas escolas brasileiras: alta evasão e falta de vínculo social dos estudantes evadidos com outros espaços. A proposta da diretora Ana Elisa Siqueira era manter os estudantes na escola. Para isso, algumas medidas foram tomadas: a derrubada dos alambrados que cercavam a circulação no pátio, a abertura da escola nos finais de semana, uma melhoria nos espaços com a valorização da convivência neles e uma maior abertura da escola para a comunidade.

Segundo Ana Elisa Siqueira: “A gente tem uma escola absolutamente aberta, onde todos os espaços são coletivos. Os estudantes trabalham coletivamente. Eles constroem o seu aprendizado a partir dessa convivência em grupos, e tem vários tipos de grupos. […] a gente constrói uma escola pública que é de todo mundo”. [Ana Elisa, TED Vila MadaSalon]

Em pouco tempo, a participação da comunidade já estava mais intensa, o que possibilitou a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) mais vivo e integrado à realidade. Decidiu-se, então, que os estudantes passariam a ser divididos em dois grandes grupos (Ciclo I e Ciclo II) e, assim, as paredes das salas foram derrubadas, proporcionando novos formatos de aprendizagem em salões.

A proposta da EMEF Amorim Lima está pautada na da Escola da Ponte, de Portugal, que tem principios como: estudantes autônomos, turmas multisseriadas, salões de estudo sem paredes, avaliações formativas e educadores como mediadores da aprendizagem, em vez de detentores do conhecimento. Quase não há aulas expositivas. As exceções ficam por conta de Matemática, Inglês e Oficina de Texto.

Em 2015 inicia-se a construção de uma plataforma customizada (gestão, comunicação e conteúdos) para o projeto político pedagógico da escola, combinando a atuação de estudantes, educadores e pais para realização das atividades. Essa plataforma é mais um passo no significativo processo de inovação da EMEF Amorim Lima.