ENACTUS ESAG

Somos uma ONG formada por estudantes. Utilizamos os conhecimentos acadêmicos aliados ao poder da ação empreendedora para impactar positivamente nossa comunidade

placeFlorianópolis, SC
  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 16

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Somos uma organização formada por estudantes que utilizam os conhecimentos acadêmicos aliados ao poder da ação empreendedora para impactar positivamente o maior número possível de comunidades em vulnerabilidade econômica e social, criando um mundo melhor e mais sustentável.

Projetos:
Arapuã: Busca gerar renda extra para famílias residentes em comunidades próximas as regiões de mangue através da produção da Própolis Vermelha e do Mel do Mangue, dois produtos inovadores e de alto valor agregado.
A iniciativa está sendo implementada na comunidade da Tapera, em Florianópolis, atuando nos pilares ambiental, econômico e social.
Desta forma, buscamos conservar as áreas de manguezais, visto que a sustentabilidade do projeto depende diretamente de uma planta nativa deste bioma, a rabo-de bugio. Possuímos a ambição de transformar o estado de Santa Catarina em referência na produção da Própolis Vermelha.

Hector: Existem aproximadamente 17.502 jovens internados em Centros de Atendimento Socioeducativos espalhados por todo o país. Destes, 4 em cada 10 são reincidentes. A fim de mudar este cenário desenvolvemos o Programa Hector que consiste em uma iniciativa cujo objetivo é colaborar para que o ciclo da reincidência seja interrompido, empoderando os adolescentes, qualificando-os profissionalmente e mudando sua perspectiva de vida para que, ao deixar o centro, eles estejam prontos para ingressar no mercado de trabalho e seguir uma nova vida longe do mundo do crime.
Trabalhamos com os jovens através de oficinas culturais, cursos profissionalizantes e o desenvolvimento de uma atividade empreendedora dentro do CASE, a qual irá gerar renda que será revertida em prol dos custos de seus cursos, tornando o programa sustentável e replicável para todos os CASEs do país.

Mafalda: O projeto trabalha com a problemática da mulher fora do mercado de trabalho em função da maternidade, somada aos impactos negativos das fraldas descartáveis no meio ambiente. Propomos uma solução para empoderar mães em situação de vulnerabilidade econômica, transformando-as em empreendedoras através da produção de fraldas ecológicas. Com o nosso projeto, buscamos auxiliar as mães na construção desse novo trabalho, visando gerar uma renda extra e sobretudo, diminuir o impacto das fraldas descartáveis no meio ambiente com um produto substituto, as fraldas de pano modernas. Para isso, o projeto consiste na produção consciente e na venda das fraldas costuradas por mães da comunidade da Tapera (Florianópolis - SC).

Parma: No Brasil, 41 mil toneladas de comida são desperdiçadas por ano e segundo um estudo do IBGE realizado em 2014, mais de 7 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Assim surgiu o Projeto Parma, com o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos através da comercialização de produtos que estão prestes a vencer. Estes produtos seriam descartados pelos supermercados e serão vendidos por pessoas da comunidade para que obtenham segunda fonte de graças ao projeto.


Endereço

Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88036-500, Brasil -

Voluntários

16 voluntários