avatar
Recife, PE

Em Cena Arte e Cidadania

Em 1998, nasceu a associação Em Cena Arte e Cidadania, para contribuir com a educação artística, cultural e cidadã de crianças e adolescentes de comunidades.

Sobre a organização

A EM CENA ARTE E CIDADANIA foi criada por um grupo de amigos, em 27 de novembro de 1998 que decidiu colocar em prática um projeto artístico-social para formar um grupo de teatro-balé clássico infanto-juvenil.

Em 1999 EM CENA ARTE E CIDADANIA estabeleceu parceria com o Movimento Pró-Criança, reformou uma sala de dança começou aulas de balé clássico e música para crianças e adolescentes.

Em 2002, a EM CENA ARTE E CIDADANIA realizou o primeiro espetáculo de dança-teatro: ‘Na Mancha Ninguém me Pega’. O elenco era formado por crianças e adolescentes. A partir de então, as ações foram ampliadas e desenvolvidas em três dimensões:

  1. Atendimento de crianças e adolescentes;

  2. Reconhecimento e resignificação da responsabilidade dos familiares na educação de suas crianças e adolescentes; e

  3. Movimentação e articulação com outras ONGs, movimentos, personalidades, poder público e empresariado para expandir possibilidades, garantindo meios para a concretização do idealizado.

Em 2003, foi criado o ‘Programa de Artes Cênicas e Promoção da Cidadania’. As crianças e os adolescentes passaram a ter também aulas de cidadania, que englobavam reforço escolar, jogos educativos e oficinas de leitura e produção de texto. Estabeleceu-se, ainda, a agenda de reuniões com pais, mães, responsáveis e mestres.

Entre os anos de 2005 e 2014, o elenco de dança formado por crianças e adolescentes realizou os espetáculos ‘O Quebra Nozes no Reino do Meio Dia’, ‘Amanhã é Depois, Hoje é Brinquedo’ e ‘Disse Me Dança’, os espetáculos de Teatro Romeu Morreu e Agora Eu Sei e as apresentações de Música com o Se Liga Meu Povo.

Em 2014, foi montado o espetáculo do Coro Infantil ‘Passeio Pelos Ciclos Festivos de Pernambuco’. No entanto o ano de 2014 foi marcado também por fortes emoções, o prédio onde funcionamos pegou fogo e destruiu todas as salas de aula, equipamentos e instrumentos musicais.

Uma corrente de solidariedade foi criada pedindo que a Em Cena não fechasse, instituições do entorno (Casa Menina Mulher, Convento da Glória) acolheram a Em Cena as atividades ficaram temporariamente sendo realizadas nesses locais.

Em 2016, a Em Cena remontou o espetáculo ‘Na Mancha Ninguém Me Pega’ como uma volta a origem. Do elenco original apenas a dançarina e assistente de coreografia Ketully Leal estava no palco, a menina Ketully de 2004 se transformou na mulher e profissional Ketully.

O ano de 2018 foi de recomeço. O prédio foi reconstruído pela Arquidiocese de Olinda e Recife e voltamos à nossa casa. Passamos a trabalhar com crianças a parir de 4 anos de idades, com um novo projeto: o criAção.

Missão: Contribuir para a educação artística, cultural e cidadã de crianças e adolescentes através de atividades: educativas, lúdicas, criativas, e artísticas de dança, teatro e de música.

Público alvo: Crianças e adolescentes, a partir dos quatro anos de idade, em situação de fragilidade social, com renda familiar de até dois salários mínimos.