Coletivo Beco Cultural - Atados | Plataforma de Voluntariado
Olinda, PE

Coletivo Beco Cultural

Somos uma ONG, com sede em Olinda-PE, na defesa de estratégias que procuram contribuir com o incentivo à Leitura, a Educação, o Esporte, a Arte e Cultura.

Sobre a ONG

Em 2010, ao analisar o comportamento dos moradores do bairro de Ouro Preto em Olinda-PE, percebeu-se a grande necessidade de uma intervenção sociocultural que incorporasse o potencial artístico e cultural da comunidade, através da participação e mobilização da população, em especial da juventude da localidade.

O intuito de ampliar os espaços recreativos e de atividades culturais motivou a articulação e participação da comunidade para a realização de atividades multiculturais de reconhecimento local, buscando a valorização da comunidade.

Assim no segundo semestre de 2010, surge o festival musical Agosto do Beco Cultural.

O coletivo foi um desdobramento do “Agosto”, o evento acontecia uma vez ao ano, e em 2015 sentimos a necessidade de funcionar o ano todo, surgindo assim outras atividades, entre elas: o Dia das Crianças do Beco, o Carnaval do Beco, São João do Beco e as “Geladotecas” de incentivo à Leitura.

Em meados de 2016, após a consolidação do grupo, percebeu-se a necessidade de organizar-se, de existir legal e juridicamente, fato que ocorreu em agosto de 2017 quando houve a fusão do Coletivo com a Rede Emissora de Comunicação, Cultura e Entretenimento – Rede Emissora, uma Organização Não

Governamental sediada na cidade do Recife, que passou a ser chamada de Coletivo Beco Cultural, mudando sua sede para a cidade de Olinda.

No segundo semestre de 2017, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, a ONG assumiu a cessão de uso do antigo Centro Social Urbano (CSU) de Ouro Preto, um prédio público que estavaocioso há alguns anos.

Atualmente no prédio do CSU está localizada a sede social do Coletivo Beco Cultural, que coordena projetos sociais, como, o ateliê das “Geladotecas” de incentivo à Leitura, a Biblioteca Comunitária Josué de Castro, Oficinas de Arte e Cultura, Sarais Poéticos, Festivais Musical, Aulas de Karatê, Música e Capoeira,

além de outras atividades.

Em nossa sede social, acolhemos outras 2 (duas) ONGs com atuação no território, e assim implantamos uma gestão colaborativa na utilização do prédio.

Com essas parcerias, atualmente atendemos em torno de 100 famílias enquanto beneficiárias diretas dos projetos que acontece neste espaço.