Clinica Comunitária Grei

A CCG oferece atendimento psicológico, de assistência social e pedagógico a cerca de 120 crianças por ano, em situação de vulnerabilidade social.

placeSão Paulo, SP
  • 3

    VAGAS CRIADAS
  • 34

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A Clínica Comunitária Grei, organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2007, nasce com o propósito de atender crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atendimento psicológico, de assistência social e pedagógico de forma gratuita.

Sua atuação ocorre junto à Abrigos, Creches, Núcleos Sócio Educativos e outras ONGs do Município de São Paulo, através de um "modelo itinerante", onde a equipe da CCG vai a instituição e usa a sua dependência para o trabalho. Essa contudo, não é a única forma de recebimento de pacientes. A CCG passou a ser procurada pelas próprias famílias que buscavam atendimentos aos filhos e parentes com o passar do tempo. Nesses casos, os atendimentos ocorrem nos consultórios particulares dos profissionais contratados pela instituição. Portanto, também são atendidos adultos.

No tocante ao atendimento psicológico, são realizadas sessões semanais e as psicólogas contam com supervisões quinzenais.

Com o decorrer dos anos, foram montados projetos específicos para lidar com as principais problemáticas do público atendido. O combate a violência doméstica e sexual tornou-se um dos principais objetivos da entidade, visto que esta era a raiz da maioria dos problemas enfrentados por muitos atendidos. Combater diversos tipos de violências e maus tratos contra crianças e adolescentes de baixo nível sócio econômico, tais como abandono familiar, negligência, abuso sexual, violência doméstica e emocional, bem como para viabilizar projetos e ações que concorram para melhorar o entorno humano onde a criança está inserida (programas de capacitação e prevenção) tornou-se atividade prioritária e para isso, foram desenvolvidos projetos específicos.

Nos projetos a atuação ocorre através de duas frentes: de caráter preventivo e de caráter terapêutico. - este com atendimentos especializados, reinserindo vítimas dessas violências ao convívio saudável em sociedade, através da intervenção de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

É objetivo primário da CCG que crianças e adolescentes que tenham vivenciado os quadros acima possam, através de suporte emocional e especializado, recuperar o desenvolvimento próprio de sua idade no que tange seu relacionamento familiar e afetivo, sua vida escolar (desenvolvimento cognitivo), sua saúde emocional (auto estima, segurança etc.) e seus modelos referenciais positivos e sonhos.

No caso das palestras e grupos de orientação para a comunidade (programas preventivos) também são usadas as dependências das instituições atendidas e esse trabalho é feito em grupos para familiares e colaboradores das entidades parceiras.

Em seus quase 11 anos de existência legal, os projetos e ações, de ordem preventiva e de reinserção social, atenderam mais de 1000 indivíduos. Essa jornada rendeu materiais de campo extremante ricos e subsídios para formulação de indicadores para o entendimento de questões sociais.


Endereço

Rua Itápolis, 1499 - Pacaembu, São Paulo - SP, Brasil -

Voluntários

34 voluntários