avatar
Poá, SP

Centro de Juventude Jesus e Maria 3

O Centro de Juventude atende crianças e adolescentes de escolas públicas do ensino fundamental I e II, realizando atividades em períodos de contra turno escolar

Sobre a organização

O Centro de Juventude Jesus Maria III foi fundado em 2005, para atender crianças e adolescentes que estão matriculadas no ensino fundamental I e II das escolas públicas do entorno do bairro, priorizando o público que está em vulnerabilidade social que são encaminhados pelos conselhos municipais.

O Objetivo principal é oferecer para as crianças e adolescentes um espaço acolhedor, possibilitando o pleno desenvolvimento intelectual, artístico; proporcionando atividades de forma lúdica, ampliando e fortalecendo as oportunidades de aprendizado, conveniência, socialização, capacitação, o aumento da autoestima, autoconfiança e geração de renda.

Oferecer programação socioeducativas que contemplem o interesse das diferentes faixas etárias e suas necessidades; estimular o desenvolvimento de potencialidades , habilidades talentos e propiciar sua formação cidadã.

Ampliar a capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações, de operar o seu entorno social, de receber criticamente os meios de comunicação e de acessar informações e a como também de trabalhar em grupo. Estimular a prática de recreação e lazer; esporte, jogos, brincadeiras, comunicação e expressão corporal, nos espaços públicos seguros para desenvolver a prática.

Assegurar espaços de referência e oportunidade para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Promover o acesso das famílias as unidades, estimulando a participação e co-responsabilidade na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo. Contribuir para o envolvimento da rede de ensino e a comunidade nas ações, realizando um trabalho integrado.

Contemplar as ações da família e da comunidade proporcionando-lhe apoio, orientação, estimulando mudanças de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida. Garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade social posam ter um curso profissionalizante para seu crescimento profissional e ter uma opção para garantir a sua independência financeira com o seu trabalho.