Florianópolis, SC

CEDEP

O Cedep é uma organização que cuida de crianças, jovens e adolescente no contra turno da escola e este ano completa 30 anos transformando vidas.

Sobre a ONG

O Centro de Educação Popular (CEDEP) foi criado em 1987 com o intuito de apoiar e fortalecer os movimentos populares na luta pela construção de moradias para os sem tetos. Nessa época, Florianópolis recebia levas de famílias migrantes vindas do interior do estado, expulsas do campo pela política desenvolvimentista e de incremento da agroindústria dos grandes latifúndios, então essas famílias, de forma precária, se instalaram nos morros e na margem da via expressa. Além do problema de moradia, as crianças encontravam dificuldades de se adaptarem as escolas e os pais se depararam com a insegurança de deixar seus filhos ao saírem para o trabalho.

Dessa necessidade surge o projeto Oficinas do Saber, que inicia em espaços precários atividades de apoio escolar e recreação em quatro novas comunidades: Novo Horizonte, Nova Esperança, Ilha Continente e Vila Aparecida. Com o tempo, surgiu o sonho de uma oficina única, que se propôs a centralizar, aumentar e qualificar os atendimentos. Então, veio a luta pelo terreno e depois a construção do prédio.

Em 2005 a sede, em Monte Cristo, foi inaugurada. Atualmente temos institucionalizados três projetos:
PROJETOS OFICINAS DO SABER – que atende 300 crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral. A Oficina do Saber atende crianças de 05 a 15 anos com atividades de artes artes literárias infantis, música, dança, judô, capoeira, futebol, educação ambiental e outras e com direito as refeições fazendo toda a diferença na vida dessas crianças e jovens , suas famílias e na comunidade como um todo.
PROJETO FÊNIX – que atende 50 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inserção e permanência destes na escola, por meio de esportes radicais.
PROJETO AVANÇAR – dá continuidade de atendimento aos adolescentes e jovens do projeto Oficinas do Saber e do projeto Fênix, inserindo-os no mercado de trabalho e contribuindo na elaboração do seu projeto de vida.