CENHA

Instituição filantrópica que atende criança e jovens com deficiência intelectual e motora nas esferas clínica, social e pedagógica.

placeSão Paulo, SP
  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 46

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

O Externato Nossa Senha da Penha foi fundado em 22/11/1962 como escola particular para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Com a abertura de novas escolas públicas, o ensino particular sofreu grande evasão. Os educadores, preocupados com a problemática educacional/assistencial, com o elevado número de crianças sem condições de serem atendidas, por apresentarem baixo rendimento escolar, e desprovidas economicamente, propuseram-se a procurar recursos, de forma filantrópica, para prestar atendimento qualificado. Com a iniciativa o Externato deixou de existir para dar lugar ao CENHA.

O CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha é uma entidade social de caráter filantrópico, com sede própria, onde estão instalados todos serviços. Situa-se na Rua Francisco Bueno, 384, Tatuapé, região leste de São Paulo, fundado em 10/10/1965. Hoje usa o espaço da sede em regime de comodato, na Lei nº. 9.192 de 17/12/80, lavrada em 12/02/1981. Inscrita no CNPJ nº 43.028.075/0001-93. É de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Tendo como objetivo primordial atender pessoas com deficiência intelectual de leve a média complexidade e tendo também patologias associadas com dificuldades socioeducacionais e socioassistenciais, sem limite de idade.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

1.Núcleo de Apoio à inclusão Social para pessoas com deficiência II (de 7 anos a 14 anos) e III (a partir de 15 anos). (N)

Promover o convívio, o desenvolvimento das competências pessoais, relacionais, cognitivas, produtivas de pessoas com deficiência, sua autonomia, independência e a defesa dos seus direitos, prevenindo a institucionalização e a segregação de pessoas com deficiência, com a busca constante de sua inclusão na rede de serviços socioassistenciais, bem como, assegurar o direito à convivência familiar e comunitária.

2.Iniciação do Mundo do Trabalho e Atividades de Enriquecimento Curricular - (IMT/AEC)

Criar espaços e propiciar atividades, onde os atendidos seja incentivado a expressar, pesquisar, elaborar hipóteses de forma livre, de acordo com suas necessidades e potencialidades. Duas ações são propostas:

a) Iniciação do Mundo do Trabalho – (IMT)

Contribuir para qualidade de vida dos jovens que vivem em vulnerabilidade social fazendo o usar das oficinas e ateliês. Faixa etária: de 15 a 29 anos.

b) Atividades de Enriquecimento Curricular - (AEC)

Objetiva intervir, estimulando o usuário a adquirir conhecimentos e habilidades, através de atividades lúdicas e informatizadas, proporcionando oportunidades de explorar, manipular, observar e comparar por meio de atividades que possam auxiliá-los a adquirirem prontidão necessária para a aprendizagem. Faixa etária: de 6 a 17 anos.

3.Clínica de Habilitação e Reabilitação (C)

Desenvolve atendimento terapêutico que vai desde a estimulação precoce até a idade adulta, abrangendo uma variedade de patologias.


Endereço

Rua Francisco Bueno - Tatuapé, São Paulo - SP, Brasil - 384

Voluntários

46 voluntários