O Projeto CAVIM, que faz parte do Instituto Maria Imaculada, consiste no acolhimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrentes da pobreza e/ou da fragilização de vínculos familiares, oferecendo-lhes apoio socioeducativo, proteção, prevenção e garantir espaços de convivências, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, bem como contribuir na qualificação e formação integral e permanência na Rede de Ensino e a participação em projetos sociais ampliando o acesso ao conhecimento social, cultural, artístico e o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.
Público Alvo: Crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade de 10 à 17 anos e onze meses, em situação de vulnerabilidade e risco social decorrentes da pobreza e/ou da fragilização de vínculos familiares, residentes do subdistrito do Ipiranga e demais bairros adjacentes do Sacomã na cidade de São Paulo.
Objetivo Geral
Oferecer proteção social básica às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza e/ou da fragilização de vínculos familiares, a fim de promover ações que contribui no desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades, proporcionando o acesso à participação social, o protagonismo preparando-os sob os aspectos: familiar, social, cidadão e cultural.
Específicos
Atender gratuitamente crianças e adolescentes priorizando os filhos de pais trabalhadores;
Assegurar espaços de referência para convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
Ampliar o universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular potencialidades e habilidades para a formação da cidadania.
AS METAS do PROJETO CAVIM:
1. Oferecer um espaço “familiar” educativo-lúdico de aprendizado e desenvolvimento de diversas habilidades e competências, educativas, pessoais, sociais, espirituais e lúdicas a partir da pedagogia da PREVENÇÃO;
2. Secundar e complementar a formação recebida no período escolar, acompanhando o processo de crescimento das crianças e adolescente de forma individualizada e grupal;
METODOLOGIA
Atendimento e acompanhamento de segunda à sexta-feira no período da tarde, das 11h30 min às 17:00hs;
Realizações de oficinas;
Participação dos Voluntários no atendimento as oficinas;
Participação de atividades educacionais, artísticas e culturais;
Propiciar à criança e ao adolescente o melhor desenvolvimento escolar;
Livre expressão e desenvolvimento físico e mental;
Espaços de convivência direcionados para despertar o interesse pelo estudo e pelo trabalho;
Promover bem estar biopsicossocial de todos como protagonistas das transformações da realidade.