São Paulo, SP

CASI - Centro de Apoio a Saúde do Idoso

Somos um grupo de terapeutas integrativos e levamos alívio, conforto e bem-estar aos idosos em asilos com as PICs.

Sobre a ONG

Atendemos idosos em situação de vulnerabilidade social com as Práticas Interativas Complementares.

Temos como objetivo ampliar a rede de atendimento e para isso contamos com a participação de novos Terapeutas Integrativos Voluntários.

Oferecemos palestra sobre o que são Práticas Integrativas e Complementares (as PICs), introduzidas em vários hospitais e na rede do SUS, divulgando assim a importância da capacitação para ampliação dos atendimentos em asilos.

Reduzir a exclusão, promover o acesso e proporcionar conforto e alívio aos idosos através das Práticas Integrativas e Complementares, que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da promoção, recuperação e preservação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Segundo o IBGE, em 2017 a população idosa ultrapassou a casa dos 30 milhões. As queixas de nervosismo, estresse e ansiedade são comuns nessa população, principalmente quando sentem dor contínua. Nesse contexto, atenta-se para a introdução de práticas complementares, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida desta parcela da população, visto que obtiveram melhora significativa da dor e, consequentemente, referiram melhora da ansiedade, do nervosismo e do estresse. Relatam ativação da sua energia, remetendo a esta o alívio de suas dores, promovendo um relaxamento corporal e diminuindo a ansiedade. Melhora significativa nas queixas de dores crônicas, além da contribuição para o equilíbrio das necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais dos idosos.

.