avatar
São Paulo, SP

Casa Mariás

Casa Mariás (Centro de Defesa e Convivência da Mulher) criado para atender mulheres em situação de violência doméstica e/ou em vulnerabilidade social.

Sobre a organização

Em 2011 o Núcleo Cristão Cidadania e Vida - NCCV iniciou um novo projeto o Centro de Defesa e Convivência para Mulheres – CDCM, para uma demanda de 100 mulheres; com atendimento psicossocial e jurídico, grupos de Reflexão e Roda de Conversa, Oficina de Movimento (ginástica e alongamento) e Trabalhos Manuais (artesanato e inclusão social).

O CDCM – Casa MARIÁS, é um espaço para acolher mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, oferecendo atendimento Psicossocial e Jurídico, encaminhamento, apoio, orientação de profissionais especializados (assistente Social, Psicólogo, Advogado e Pedagogo) e cursos de capacitação profissional (formação básica em Corte & Costura, Manicure & Pedicure, Cuidador de Idoso); um conjunto de ações sócio educativas e terapêuticas visando a empoderamento da mulher, no fortalecimento de seus vínculos, em sua autonomia, no desenvolvimento de potencialidades nos aspectos emocional e social; através de programas de intervenção interdisciplinar que auxiliam no rompimento do ciclo da violência e na ampliação da cultura necessárias à superação e a prevenção da situação de violência, contribuindo assim para o seu fortalecimento, elevação da auto-estima e o resgate de sua cidadania, em seu contexto pessoal e familiar, que resulte na recriação de um modelo saudável de relação homem/mulher/filhos.

Em 2013, pensando em nestas mulheres atendidas pelo CDCM – Casa MARIÁS e nas da comunidade ao redor do NCCV em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo iniciou dois projetos de capacitação profissional: o Polo de Moda com aulas de corte, costura e modelagem, e o Polo de Beleza com cursos de Cabeleireiro, Manicure, Depilação e Maquiagem. São mais de 100 mulheres que receberam qualificação profissional, que poderão escolher seus próprios horizontes e condições para mantê-los com dignidade.

Com base nessas considerações, o NCCV/CDCM – Casa MARIÁS propõe a sua ampliação com a criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Mulher – FAM, dirigido as mulheres do Parque Novo Mundo e adjacentes. Deste projeto poderá iniciar-se uma rede de cooperação que contribuirá para o estabelecimento de parcerias permanentes e a realização de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento local.

Dessa forma, as mulheres serão estimuladas a refletir, sonhar coletivamente, e a priorizar ações que implementem o crescimento necessário para a melhoria da qualidade de vida e a geração de trabalho e renda.