Casa de Cultura e Educação São Luís

Promovemos a educação, cultura, lazer e a formação profissionalizante para crianças, jovens e adultos moradores do Parque Santo Antônio, zona sul de São Paulo.

  • Emailcasadecultura.educasaoluis@gmail.com

A Casa de Cultura e Educação são Luís nasceu a partir do movimento de moradia do bairro do Parque Otero. Por volta do ano de 1987, fruto das lutas na favela no bairro Parque Otero, zona sul de São Paulo.

Os moradores se organizavam para lutar por melhoria nas condições de vida da favela, como ter água encanada e energia elétrica.

A partir desse movimento foi conquistado um projeto de mutirão – o Campo Limpo A7 – nos quais os próprios moradores construíram o prédio no qual residem.

Com essa força dos mutirões surge o Sr. Nestor Quintos de Oliveira, uma liderança que observou a necessidade dos seus iguais e a partir daí sem medir esforços junta-se a essas famílias para a conquista de suas moradias.

As atividades atuais da Casa são distribuídas em:

Ginástica para todos,Curso de Empreendedorismo, Curso de Inglês

Todos os sábados são ministrados curso de inglês para a comunidade na Casa de Cultura e Educação São Luís.

Aulas cabeleireiro

A CCESL possui 01 Salão de Cabeleireiro com estrutura para cursos na área de beleza; neste local durante a semana acontece curso de cabeleireiro, depilação, maquiagem e manicure.

Curso de Administração de Empresas

Técnicas de redação

Moradia

Encontro das reuniões de Moradia da Associação de Moradia do Parque Otero, na qual reúne cerca de 800 pessoas por mês que acompanham o andamento de suas solicitações de imóveis através do programa Minha Casa Minha Vida Entidade.

Banco Comunitário

Funciona nesse espaço o Banco Comunitário Autogestão que presta serviços financeiros à comunidade e é gerenciado por ela, visando o desenvolvimento da economia local por meio da moeda social Moradia em Ação.

Amparo Psicológico

Atendimento psicológico a preços populares para os moradores da região na qual a CCESL está instalada. Hoje conta com um grupo de cinco psicólogas que semanalmente prestam esse serviço.

Crianças e Adolescentes

A CCESL desenvolve atividades também para o público infanto-juvenil, tal como aulas de balé, violão, capoeira, hip hop e formação para o mercado de trabalho.

Grupo Fuxicando Arte

O grupo Fuxicando Arte desenvolve na Casa de Cultura um trabalho relacionado à arte e artesanato. Esse grupo reúne cerca de 40 pessoas, em sua maioria, terceira idade. Junto a esse projeto são desenvolvidas diversas atividades algumas delas em parceria com a UBS Parque Santo Antônio para o desenvolvimento desse público, como: Ioga, Taichi-pailim, Terapia Ocupacional, desenvolvimento da Horta Comunitária em parceria com o Coletivo Dedo Verde que além do desenvolvimento da horta faz uma série de ações ligadas ao desenvolvimento sustentável e recolhimento de óleo de cozinha usado como moeda de troca para o projeto.

Vagas da ONG

Artesanato com Vovôs e Vovós

Temos na Casa de Cultura um grupo de artesanato que precisa muito de oficinas bacanas. Se você puder contribuir com seu conhecimento manual, venha aqui.