Niterói, RJ

Biblioteca de Aulas

Estamos presentes em escolas municipais sucateadas trabalhando para que os jovens acreditem neles mesmos, nos seus potenciais e em novas possibilidades.

Sobre a ONG

A Biblioteca de Aulas nasceu de uma angústia: enquanto em escolas particulares os alunos além de terem todas as aulas e a melhor infraestrutura, as escolas municipais sofrem com um sem fim de problemas estruturais, como por exemplo muitos tempos vagos, por falta de professor. É na escola que formamos boa parte do que somos, e com esse cenário a desigualdade social só se instala e se agrava.

A gente quer que alunos da rede municipal de Niterói tenham acesso a temas que não são discutidos nas escolas, que não estão no currículo determinado pelo MEC, e mostrar novas perspectivas.

Queremos que esses jovens e crianças enxerguem as oportunidades, ouçam muita informação boa e tenham voz na sociedade.

Como fazemos isso?

Voluntários comprometidos em dirimir essa diferença entram em sala de aula nos tempos que seriam vagos, levando o olhar do sim, em detrimento do olhar do não, tão comum dentro da escola pública. Nossa fala, postura, abordagem e atividades são pensadas para inclinar aqueles jovens a acreditaram neles mesmos, nos seus potenciais e em novas possibilidades.

Esses voluntários são das mais diversas áreas, e de acordo com sua disponibilidade vão à escola onde o projeto ocorre e munidos de um dos nossos Planos de Aulas, promovem oficinas, debates e dinâmicas de acordo com os assuntos que dominam. Tem estudante, professor, médico, engenheiro, dançarino, artista, autor de livro... dedicando seu tempo ao projeto.

É um evento que acontece?

Não!! A escola está de portas abertas para receber o time da Biblioteca de Aulas durante os turnos regulares em qualquer dia da semana. Os voluntários atuam nas turmas que estiverem em aula vaga no momento da visita.

Mas...olha...

A gente não tem a pretensão de substituir as atividades regulares da escola, tampouco cobrir os horários vagos por falta de professores na rede. As aulas vagas são uma oportunidade dos jovens estarem reunidos e dos voluntários levarem conteúdo cultural e educativo - sempre focados na troca entre eles.

Acreditamos que assim estamos promovendo um movimento de transformação e mudança com a juventude pobre, que com sua própria potência em mãos poderá alçar voos maiores.