Associação Vida Jovem

Há 32 anos investindo na formação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da profissionalização e projetos culturais.

placeSão Paulo, SP
  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 5

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A Associação Vida Jovem é uma organização não governamental localizada no Ipiranga que atende jovens de 14 a 21 anos do entorno e das comunidades vizinhas, oferecendo cursos de capacitação profissional em Hotelaria e Turismo, Manutenção de Computadores (CISCO System), Auxiliar administrativo e financeiro e Web Design, oficinas culturais nas linguagens de dança, música e teatro, além do acompanhamento psicossocial dos jovens e familiares.

Fundada em 1987 por Pe. Eduardo Dougherty, um padre Jesuíta que soube do sucesso de um programa para crianças necessitadas que combinava acolhimento em casas-lares com ênfase em educação, desenvolvido pela Boys Hope Girls Hope em St. Louis, Mo., EUA. Ele trouxe este conceito ao Brasil e com a ajuda dos amigos estruturou a Associação com Peter Orglmeister seu primeiro Diretor Executivo. A Vida Jovem começou com o acolhimento de crianças em situação vulnerável, oferecendo-lhes o acesso à saúde, educação, valores como afeto, respeito e principalmente alternativas para criar outra expectativa de futuro.

A partir de 2007 a associação inovou e criou o Centro Educativo Cultural, para prestar atendimento à comunidade do entorno e também das comunidades vizinhas. Inicialmente oferecia reforço escolar e atividades extracurriculares como dança, música, capoeira, percussão e outras expressões artísticas e culturais, porém com o desenvolvimento do projeto a associação escolheu priorizar a inserção de jovens no mercado de trabalho e focou em cursos de capacitação profissional.

Em 2013 a Vida Jovem assumiu como novo desafio investir apenas nos cursos de capacitação profissional e suspendeu os serviços de acolhimento institucional. Todos os atendidos nas casas-lares foram encaminhados para suas famílias e alguns para outras instituições parceiras.

Em 2018, dando vazão a veia artística sempre presente em sua atuação, a Vida Jovem empreendeu em mais um grande projeto, "Vida Jovem Cultural", investindo nas linguagens de dança, música e teatro.

Hoje, aos 32 anos a Vida Jovem está trilhando um caminho de sucesso em conjunto com os participantes e seus familiares. Muitos jovens já estão trabalhando, outros estudando, mas o mais importante é saber que toda essa realização vem de um esforço coletivo entre a equipe da associação e de todos os parceiros que colaboram, para que a cada dia, esse sonho se torne realidade.

A Vida Jovem tem trazido esperança e auto-estima para centenas de jovens dessas comunidades todos os anos, além de maior autonomia e protagonismo juvenil, mostrando a capacidade que eles têm de realizar e crescer como cidadãos. Já são mais de 800 jovens capacitados, mais de 1500 beneficiários diretos e mais de 6000 beneficiários indiretos. Além dos cursos de capacitação profissional e projetos culturais, temos um trabalho aprofundado nos aspectos sociais, atendimento psicossocial ao adolescente, sua família e comunidade.

Nossa luta é diária e nosso propósito é único!


Endereço

Rua Padre Marchetti, 240 - Ipiranga, São Paulo - SP, Brasil -

Voluntários

5 voluntários