avatar
Rio de Janeiro, RJ

Associação Semente da Vida da Cidade de Deus

Experiências educacionais na Cidade de Deus para crianças e adolescentes baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Desenvolvendo cidadãos para o futuro.

Sobre a organização

A ASVI – CDD surgiu da coalizão de iniciativas que já trabalhavam na área socioeducativa na Cidade de Deus. Foi inicialmente idealizada pelo Padre Edmund Leising, então diretor do CEAR (Centro Ecumênico Ação e Reflexão) que já trabalhava com um projeto de apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade social no território. Além dele, fizeram parte do processo: coletivos locais, instituições sociais e outras entidades. A motivação pela formação da Associação Semente da Vida da Cidade de Deus veio da necessidade de articulação grupos fundadores para se fortalecerem e executarem de forma mais eficiente seus projetos e programas na comunidade.

O público direto é formado de crianças, adolescentes e jovens da Cidade de Deus em situação de vulnerabilidade social. Pertencem a famílias em sua maioria chefiadas por mulheres, com renda média entre ½ e 2 salários mínimos. Tem formação estendida, ou seja, os cuidados com as crianças e adolescentes ficam ao encargo de parentes próximos e não necessariamente dos pais biológicos.

Nosso atuais projetos são:

Projeto Reizinho: crianças de 7 e 8 anos com escolaridade entre o 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Projeto REI I: crianças de 9 a 11 anos com escolaridade entre o 3º e 6º ano do ensino fundamental;

Projeto REI II: adolescentes de 12 a 15 anos com escolaridade entre 7º e 1º ano ensino médio;

Projeto REI III: adolescentes e jovens com idades entre 16 a 21 anos, com escolaridade a partir do 1º ano do ensino médio.

O Reizinho foi um dos primeiros projetos da ASVI. Ele atende 25 crianças por ano, trabalhando na correção e prevenção do analfabetismo funcional. Seus atendidos têm idade que variam de 7 a 8 anos. Diversas atividades lúdicas são inseridas no conteúdo que dá atenção especial ao português; O Projeto REI Fase I foca na da ampliação do repertório experiencial com o incremento do capital cultural e do aprendizado nas linguagens formal, artística e digital, estimulando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças de 9 a 11 anos; O Projeto Rei Fase II dá continuidade ao processo de desenvolvimento, na fase adolescentes, atendendo o público de 12 a 15 anos. O trabalho desenvolvido tem o fio condutor da Educomunicação, estimulando o entrosamento deste jovem na vida da comunidade; O Projeto Rei Fase III atende jovens de 16 a 21 anos. Nesta proposta temos formação em comunicação e cultura digital com ênfase no preparo para o mercado de trabalho.

Ao longo do trabalho desenvolvido a instituição ganhou alguns prêmios e reconhecimentos: 2008 - Pontinho de Cultura do MINC, 2012 - Certificação da UNICEF Plataforma de Centros Urbanos, 2013 prêmio Geraldo Jordão com o projeto Jovens Comunicadores da Semente, 2014 - Inaugura a Web Rádio CDD, a primeira Web Rádio Comunitária da Cidade de Deus, 2015 - Recebe chancela da prefeitura no Ações Locais para 3 projetos desenvolvidos e ganha a segunda edição do Geraldo Jordão com o projeto A Voz da Rede.