avatar
São Paulo, SP

Associação Rede Rua

Desde 1991 a missão é contribuir para a construção de uma rede de relações, visando a promoção e garantia dos direitos da População em Situação de Rua.

Sobre a organização

Em 1989, Arlindo Dias (SVD), Lenir Albuquerque e Alderon Costa propuseram a criação de um serviço que atendesse a população de rua. A ideia era criar um “Centro de Documentação e Comunicação dos Marginalizados” (CDCM). Um espaço de referência para pessoas em situação de rua.

O primeiro projeto desenvolvido pela Rede Rua foi o jornal “O Trecheiro – Notícias do Povo da Rua”. Em sua trajetória, o jornal procurou desempenhar seu papel de denúncia das inúmeras situações de exclusão e violência vividas pelas pessoas em situação de rua. Como instrumento a favor desta população e por ela reconhecido.

Dentro dessa perspectiva, a Associação Rede Rua contribuiu para a criação de alguns serviços de assistência social. A Rede Rua tem como missão contribuir para a construção de uma rede de relações, com o intuito de promover o resgate dos direitos à vida digna da População em Situação de Rua.

Sendo assim, possibilita o acesso ao direito à assistência social. Desenvolve, também, nos espaços de atendimentos, oficinas de desenvolvimento humano , de resgate de autoestima, de fortalecimento da cidadania e de comunicação popular.

Além disso, proporciona a convivência e o fortalecimento de vínculos sociais e encaminhamentos para o acesso a outros direitos, tais como: a saúde, ao trabalho, a educação e moradia.

Atua com três eixos principais:

  • A Promoção Humana: visa prestar assistência social aos excluídos e buscar alternativas para solução dos problemas de subsistência, moradia, trabalho e defesa de direitos. Sensibiliza a sociedade para estes problemas, facilitando o intercâmbio com outras organizações que possuam os mesmos objetivos e atua promovendo atividades de relevância pública e social.

  • A Comunicação, Educação e Cultura: Visa documentar e construir a história de vida de luta dos grupos excluídos e suas organizações. Somar forças e ampliar a divulgação e denúncia com outras organizações. Colaborar na organização de eventos e projetos culturais e educacionais. Produzir e incentiva a criação de veículos de comunicação de acordo com as exigências legais e atender aos grupos excluídos.

  • A Articulação social: visa somar e contribuir com a organização e articulação dos grupos dos excluídos. Realizar ou participar de eventos para a promoção e reflexão de políticas públicas que contribuam para o avanço da cidadania e inclusão social.