avatar
Rio de Janeiro, RJ

Associação Luz dos Povos - Projeto Vinde a Mim

Projeto para crianças entre 6 e 15 anos no contraturno na Tijuca.Funciona de segunda a sexta feira 8 as 17.

Sobre a organização

A Associação Luz dos Povos surgiu com um grupo de jovens com o objetivo de ajudar a combater os problemas existentes em nossa sociedade, fruto das desigualdades existentes em nosso país, e, mais especificamente, no município do Rio de Janeiro. Foi fundada em 19 de março de 1997, uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e assumindo como “bandeira” a Promoção Humana, da Educação, da Assistência Social e da Cultura.

A Missão da Associação é ajudar a combater essa desigualdade, restaurando e modificando vidas, contribuindo no resgate da dignidade do ser humano. Guiados pela vontade de fazer a diferença, em 2010 “nasceu” o Projeto Vinde a Mim, surgindo como ponte para essa Missão, impactando diretamente as crianças e adolescentes das Comunidades do Turano, Chacrinha e Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Trabalharemos "As Etnias" através do tema "Todas as Cores", onde estaremos abordando a adversidade histórica, religiosa e cultural dos Continentes. Com isso, levaremos nossos assistidos a dar uma volta "ao redor do Mundo". As atividades propostas serão oficinas culturais durante 12 meses, ao fim desse processo, teremos elaborado um espetáculo fruto da criação coletiva dos assistidos. Esse espetáculo, que chamamos Culminância, será apresentado em Teatros e Escolas - rede pública e privada - da região da Tijuca e na nossa própria sede. As oficinas serão realizadas na nossa sede, na Rua Rego Lopes, 40 — Tijuca.

O Projeto presta atendimento diário no contra turno escolar para crianças de 6 a 15 anos, já tendo atendido mais de 600 assistidos. Vale lembrar que um dos grandes objetivos é o fortalecimento de vínculos. Nossa ferramenta é a "Arte" em todas as suas dimensões, porque acreditamos que ela ajuda a derrubar as barreiras que uma educação convencional não consegue. É pela linguagem da "Arte" que estabelecemos uma comunicação construindo um vínculo mais sólido para ajudá-los a percorrer o caminho que os leva à inclusão na sociedade de maneira mais igualitária.