avatar
São Paulo, SP

Associação Comunitária do Parque Mandy - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - CCA Parque Mandy

Muita criança junta dá barulhada! Se você gosta de criar com os pequenos e interagir com adolescentes junte-se à nós.

Sobre a organização

A Associação Comunitária do Parque Mandy foi fundada em 1987 pela comunidade da igreja Santa Teresinha, que pertencia à Paróquia Santa Luzia, a partir do tema “Quem acolhe o menor a mim acolhe” trabalhado pela Campanha da Fraternidade no mesmo ano. No início, o atendimento era realizado para 30 crianças com idade entre 07 a 14 anos.

As crianças atendidas eram moradoras da comunidade, em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda, próxima à igreja, os quais recebiam orientações, alimentação, realizavam atividades pedagógicas, de lazer, faziam passeios, entre outras atividades. O projeto era tocado por voluntários, a alimentação e material pedagógico eram obtidos por doações.

Com o aumento da demanda, não havia espaço no salão e recurso financeiro para a manutenção das atividades. Dessa forma, em 1989, um grupo de pessoas escreveu um projeto para a Prefeitura Municipal de São Paulo, com o objetivo de realizar atendimento para 80 crianças. Esse projeto foi aprovado, e a partir disso, a Associação conseguiu o convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por meio do repasse da verba mensal, esse convênio possibilitou a contratação de funcionários, a compra de alimentos, material pedagógico e demais necessidades que o serviço requer. Com a evolução do projeto, a Associação pôde atender mais crianças atingindo, atualmente uma média de 130 atendidos.

A Associação passou a atender de segunda a sexta-feira no horário das 7:30 às 16:30 horas, dividido em dois turnos de 4 horas. São várias as atividades desenvolvidas: Capoeira, Taekwondo, Esportes, Dança, Teatro, Relaxamento, Produções Artísticas, Contação de histórias, Jogos e brincadeiras antigas, Artesanato e Recreação. Promovemos passeios culturais e lúdicos, desenvolvemos discussões sobre temas mensais: higiene e saúde; nutrição; respeito e tolerância, meio anbiente, amor próprio e amor fraternal.