APASMA (Ass. Pais e Amigos dos Surdos de Mauá)

A APASMA - Ass. Pais e Amigos dos Surdos de Mauá é um Associação sem fins lucrativos, que luta em prol dos deficientes auditivos e suas famílias.

placeMauá, SP
  • 7

    VAGAS CRIADAS
  • 85

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A surdez acomete muitas pessoas dentro dos seus mais variados níveis, acarretando assim várias alterações cognitivas e de linguagem que impedem a integração do deficiente auditivo com a comunidade ouvinte. A APASMA – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá foi criada a partir de um problema que afligia o Município de Mauá e outros municípios, a escassez de recursos de atendimentos na área da surdez.
Na época existiam no município onze salas de aula para os deficientes auditivos, sendo um número pequeno para atender a demanda existente. Em meados de 1988, a senhora Daisy, atual presidente da Entidade, sentindo a dificuldade em seu próprio lar, pelo motivo de ter uma filha surda, a qual já havia atingido uma idade escolar que o município já não atendia e ainda com dificuldades de socialização viu a necessidade da criação de uma Associação capaz de auxiliar o individuo surdo nos mais variados setores da sua vida pessoal e profissional e assim surgiu a motivação para iniciar um trabalho no Município de Mauá sendo fundada a Instituição em 20 de maio de 1990.
Em 29 de junho de 1992, a APASMA recebeu um terreno doado pela prefeitura, em regime de comodato, dando prosseguimento ás atividades, á princípio, oferecendo educação escolar a 20 crianças de 03 a 13 anos, cursos de arte, pintura em tecido, corte, costura e diversos encaminhamentos a escolas, posteriormente ao mercado de trabalho, além de obtenção de aparelhos auditivos e outros.
A APASMA é uma entidade sem fins lucrativos que há 26 anos oferece aos deficientes auditivos do Município e regiões vizinhas atendimentos que visam minimizar as dificuldades que surgem no processo da inclusão social.
Atualmente a Instituição realiza na faixa de 60 encaminhamentos mensais a empresas da região do ABC (CBC, Magnetti Marelli Cofap, Polimetri, Thomaz Greg, Termomecânica, Móveis Bartira, Federal Morgul Eletrical, ASSAI, ZF , Lorenzetti S.A. entre outras), além disso, atua diretamente com 60 alunos que cursam libras valorizando a comunicação, linguagem oral, leitura labial, tendo a Cultura Surda respeitada e tendo facilitada a sua inserção, o surdo mostra-se tão apto e capaz quanto ao ouvinte. Por isso nossa diretriz: “Surdos... porém esclarecidos e independentes”. Além disso, a Instituição desenvolve atividades com o intuito de promover e reintegrar o surdo e deficiente auditivo na sociedade, investindo para o pleno exercício da cidadania visando melhoria na qualidade de vida.


Endereço

R. Santo André, 255 - Jardim Haydee, Mauá - SP, Brasil -

Voluntários

85 voluntários