Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema

Somos uma ong que presta serviços gratuitos para 298 crianças de 0 a 3 anos em creche e 215 crianças e adolescentes com assistência social (SCFV).

placeDiadema, SP
  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 3

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Atendemos crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, das regiões norte do município de Diadema , locais estes onde a população é predominantemente de baixa renda e os índices de criminalidade acabam sendo mais altos, também temos muitos problemas com o tráfico de drogas e trabalho infantil, refletindo num cenário de alta vulnerabilidade e risco social.

As crianças e adolescentes do Projeto Toninhos são inseridas de acordo com um levantamento feito pelos CRAS e CREAS do município de acordo com as prioridades da tipificação dos serviços de assistência, já na creche existe uma central de regulação da prefeitura que encaminha as crianças de acordo com as vagas e proximidade da residência.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Creches

Atendemos 298 crianças de 8 meses a 3 anos de idade em período integral em 02 unidades, sendo 88 crianças na Creche Nova Conquista na Vila São José e 210 crianças em nossa sede no Jd. Canhema.

Contamos com equipe profissional com formação superior em Pedagogia, sendo que mensalmente são realizadas reuniões de monitoramento e capacitação das nossas colaboradoras a fim de garantir sempre o melhor atendimento às nossas crianças. Todos os espaços são adaptados para crianças.

Contamos com parque infantil interno e externo, brinquedoteca e salas de vídeo.

Projeto Toninhos

O nome do projeto é uma homenagem ao aluno que deu origem às ações. Em 1988, quando a primeira turma de pré-escola concluiu o ciclo escolar, um dos alunos, Antônio Alexandre da Silva, apelidado de Toninho, permanecia na organização após as aulas, sem alternativa de lazer ou atividades no horário oposto ao escolar. Ele brincava nas dependências da Santa Casa com seus amigos, os Toninhos.

O projeto se enquadra como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e atende 215 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, em horário oposto ao escolar por meio das seguintes atividades:

• Jogos cooperativos – estimulam a solidariedade, cooperação, autoestima e liderança.

• Esportes – atividades com fundamentos em futsal, vôlei, basquete, badminton, handebol, tênis de mesa, xadrez, dama, capoeira, entre outras modalidades.

• Teatro e técnicas circenses, expressões corporais e danças.

• Horta educativa – desperta interesse no manuseio do solo com o plantio, colheita e preparo de alimentos, com intuito de oferecer uma alimentação saudável e de qualidade.

• Apresentações teatrais

• Apresentações de danças e capoeira em diversos eventos.

• Realização de torneios esportivos internos e externos.

• Feira cultural – fomento à pesquisa e acesso aos meios de expressões culturais diversos.

• Assistência social – atendimento individualizado aos usuários do serviço e suas famílias.

• Oficina de geração de renda para as famílias


Endereço

Rua Dois de Julho, 465 - Canhema, Diadema - SP, Brasil -

Voluntários

3 voluntários