avatar
Rio de Janeiro, RJ

ACA - Casa de Bambas

Atuamos levando atividades culturais, artísticas, educacionais e esportivas por via de ação direta com Crianças e adolescentes que residem em áreas de risco.

Sobre a organização

A Associação de Cultura e Artes Casa de Bambas ( ACA - CAsa de Bambas) atua levando educação através de atividades culturais, artisticas, esportivas e desenvolvimento sustentável à população em estado de exclusão social, principalmente por meio de ações com crianças e adolescentes que residem em áreas de risco.

Nossa instituição nasce na Cidade Alta, sub-bairro (não oficial) localizado no bairro de Cordovil, zona norte da cidade do Rio de Janeiro/ RJ.

Somos no total oito favelas entorno do conjunto habitacional construído para abrigar os moradores removidos da favela da Praia do Pinto localizada em uma "área nobre" da cidade, após um incêndio duvidoso no final da década de 1960.

Estima-se uma população de 50 mil moradores, residentes em todas as oito favelas que compõem o território (Pica-Pau; Divineia; Avelã; Serra Pelada; Cinco Rios; Bom Jardim; Canto Buriti e Frente Fria). População esta fortemente marcada pelas imposições do crime organizado que comanda o local e sem opções de atividades sócio-educaionais, culturais e desportivas. E com isso, há um alto índice de jovens ingressando na vida do crime, seguindo uma cultura "normal" para os moradores do bairro.

O nosso trabalho foi idealizado a partir deste cenário. Com o intuito de agir no rompimento deste ciclo, apresentando a esta população outra realidade de vida, trabalhando desde a infância o empoderamento cultural, histórico e artístico dos moradores deste complexo de favelas.

A cultura exerce uma influência sobre diversos aspectos do desenvolvimento das crianças. As experiências de aprendizado de uma criança que vive em uma cultura sem sistema de educação formal são moldadas pela sua participação ou sua observação dos adultos praticando atividades culturalmente pertinentes (por exemplo, na cultura camponesa tradicional maia, as meninas aprendem a tecer com suas mães). A cultura desempenha também um papel no desenvolvimento sócio emocional, estimulando ou desencorajando certos comportamentos.